2009-06-07

O Dia da Criança e o final da semana

No dia da criança, segunda-feira, a Avó levou-te ao Centro Cultural de Belém a um espectáculo de fantoches. Gostaste muito e portaste-te muito bem. Sempre que os bonecos começavam a falar calavas-te e apenas comunicavas com a Avó por gestos. Gostaste muito de ver tantos meninos e tentaste brincar com alguns.
Na sexta-feira, estiveste com o Avô e a julgar por uma foto que recebi, divertiram-se muito!
Ao fim da tarde, a Avó foi-te buscar e vieste jantar cá a casa. Quando a Tia chegou, estavas a passear pela casa com a Avó. Cada vez andas melhor e quase não fazes força nas nossas mãos.
Para deixarmos a Avó preparar o jantar fomos arrumar as coisas da Tia. Deite uma garrafa de água vazia e fomos arrumar à cozinha. Para meu grande espanto, quando te disse para colocares no cesto, arrumaste sem dificuldade. Percebi então que talvez tenhas chegado aquela fase em que gostas de por os objectos dentro de caixas e depois voltar a tirar. Aproveitei este jogo para te ir mostrando que depois de brincar temos que arrumar.
Vários objectos arrumados, chegou a hora do banho. Tomamos banho os três, porque a Avó ensinou-te a chapinhar na água e tu aceitaste a brincadeira muito divertido.
O jantar ficou pronto enquanto eu te vestia. Aproveitei o momento para cantar e brincar contigo.
Gostas muito de música e tens boa memória. É engraçado porque já pedes a canção que queres ouvir através dos gestos associados. Sempre que eu canto para ti junto às palavras gestos (sempre iguais) para te ajudar a movimentar e a perceber o significado das palavras.
Durante o jantar, aproveitei para te ensinar uma canção nova, sobre o coelhinho e tu repetias os gestos sempre que chegávamos ao fim.
A Avó utilizou os piratas que estão na parede para te cantarolar “ eu sou o pirata, perna de pau, olho de vido e cara de mau”. Fazia no fim uma cara feia e tu repetias a mesma cara. Foi muito divertido.
Depois de fazeres companhia à tia e À Avó, enquanto jantávamos, sentei-me no chão a brincar contigo. Construímos castelos com os copinhos, cantamos a canção da chuva com a gota de água e utilizamos os fantoches de dedo para brincar aos animais.
Entretanto, a fralda ficou suja e a Avó aproveitou o momento para te adormecer…

Sem comentários: