2008-07-31

O teu Bisavô Paterno

Hoje vou falar-te de uma pessoa muito especial, o meu Avô Paterno.
Meu e do teu Pai, claro, bom e já agora das tuas primas.
O Avô era no fim da sua vida uma figura magra e sensível. Tinha uns olhos lindos, com uma cor que nenhum de nós herdou (que pena….). Era um sábio, como eu acho que quase todos os Avôs são, mas acredita que o nosso era especial.
Eu fui a sua neta mais velha e como tal tenho o privilégio de ter passado muito tempo com o Avô. Vou tentar descrever-te a maravilha de pessoa que era o Avô.
A calma tinha sido instalada naquele ser humano, e apesar de um estado de saúde débil, raramente o víamos irritado, zangado ou num estado mais enervado. Acredito que tenha tido muitos momentos, mas connosco normalmente estava calmo e bem-disposto. Conhecia cada um de nós muito bem e sabia qual a melhor maneira de reagir. Contava histórias, jogava à bola com o teu Pai (e seu único neto rapaz), ensinava-nos a história de Portugal, os provérbios, falava das coisas antigas. Podíamos estar horas a ouvir o Avô que não nos cansávamos.
Quando éramos pequenos, era fácil chegares a casa do Avô e encontrá-lo sentado na poltrona a ler. Acho que era das coisas que mais gostava de fazer.
Ao lanche levava-nos ao café e comia uma bolacha meia com chocolate e meia sem, e bebia um néctar de pêra ou um “trina” de maçã. Ficava tão contente quando estava com as três netas e o teu Pai. Os netos todos, cada um com o seu feitio, mas para ele, cada um com a sua graça.
Com o Avô todos éramos importantes e quando contávamos alguma coisa, por exemplo que tínhamos aprendido na escola, ouvíamos como se nunca tivesse aprendido o mesmo.
Se tivesses uma dúvida, ou precisasses de ajuda para estudar, lá estava o Avô a inventar a maneira mais lúdica de nos ajudar.
Claro que também ralhava connosco, sempre que fazíamos asneiras, mas não era como os nossos pais que ficavam zangados muito tempo. Ralhava e pronto, estava dado o recado.
Tenho pena que não o possas conhecer a não ser pelas nossas palavras, todos temos muitas histórias para te contar, mas teria sido diferente.
Há uma coisa que te posso assegurar, como o meu Avô foi o único a ter um rapaz o teu Avô (que fisicamente está a ficar muito parecido com o Meu Avô) também foi o único a ter um rapaz o teu Pai. Agora, há dois meses e quatro dias nasceste tu. Tesouros preciosos de uma família de maioria mulheres.

Sem comentários: