2008-07-31

O teu Bisavô Paterno

Hoje vou falar-te de uma pessoa muito especial, o meu Avô Paterno.
Meu e do teu Pai, claro, bom e já agora das tuas primas.
O Avô era no fim da sua vida uma figura magra e sensível. Tinha uns olhos lindos, com uma cor que nenhum de nós herdou (que pena….). Era um sábio, como eu acho que quase todos os Avôs são, mas acredita que o nosso era especial.
Eu fui a sua neta mais velha e como tal tenho o privilégio de ter passado muito tempo com o Avô. Vou tentar descrever-te a maravilha de pessoa que era o Avô.
A calma tinha sido instalada naquele ser humano, e apesar de um estado de saúde débil, raramente o víamos irritado, zangado ou num estado mais enervado. Acredito que tenha tido muitos momentos, mas connosco normalmente estava calmo e bem-disposto. Conhecia cada um de nós muito bem e sabia qual a melhor maneira de reagir. Contava histórias, jogava à bola com o teu Pai (e seu único neto rapaz), ensinava-nos a história de Portugal, os provérbios, falava das coisas antigas. Podíamos estar horas a ouvir o Avô que não nos cansávamos.
Quando éramos pequenos, era fácil chegares a casa do Avô e encontrá-lo sentado na poltrona a ler. Acho que era das coisas que mais gostava de fazer.
Ao lanche levava-nos ao café e comia uma bolacha meia com chocolate e meia sem, e bebia um néctar de pêra ou um “trina” de maçã. Ficava tão contente quando estava com as três netas e o teu Pai. Os netos todos, cada um com o seu feitio, mas para ele, cada um com a sua graça.
Com o Avô todos éramos importantes e quando contávamos alguma coisa, por exemplo que tínhamos aprendido na escola, ouvíamos como se nunca tivesse aprendido o mesmo.
Se tivesses uma dúvida, ou precisasses de ajuda para estudar, lá estava o Avô a inventar a maneira mais lúdica de nos ajudar.
Claro que também ralhava connosco, sempre que fazíamos asneiras, mas não era como os nossos pais que ficavam zangados muito tempo. Ralhava e pronto, estava dado o recado.
Tenho pena que não o possas conhecer a não ser pelas nossas palavras, todos temos muitas histórias para te contar, mas teria sido diferente.
Há uma coisa que te posso assegurar, como o meu Avô foi o único a ter um rapaz o teu Avô (que fisicamente está a ficar muito parecido com o Meu Avô) também foi o único a ter um rapaz o teu Pai. Agora, há dois meses e quatro dias nasceste tu. Tesouros preciosos de uma família de maioria mulheres.

2008-07-27

Esqueci-me de uma coisa importante....

Que Tia desnaturada.... esta semana também foste ao pediatra e já pesas 4.800kg e medes 55.50 cm. Já ultrapassaste um terço do tamanho da tua Tia (pequenina 1,5 m).
Mas realmente estás a crescer bem e feliz e eu fico muito contente.

Também me esqueci de te dizer que ontem foi o dia dos Avós e tu és um Bebé de sorte, tens 4 e uma Bisavó! Que maravilha!!!! Foste lindo e deste um beijinho a cada um!

Esta semana fui privilegiada!

Segunda-feira tive o prazer da tua companhia ao jantar. Os teus Papás vieram jantar com a Avó e a Tia. Quando cheguei, sim porque fui a última, tu estavas deitado na varanda na cadeira de descanso da Avó e olhavas atentamente para tudo. A nós não nos ligavas nenhuma, querias ver as flores e o céu. Depois fomos para dentro e andaste um bocadinho de colo em colo e a passear pela casa. Tinhas comido há pouco tempo, mas apesar de uma certa rabugice de sono tinhas o olho bem aberto. Fomos jantar e os Papás colocaram-te numa cadeira fantástica onde até tu com o movimento do corpo consegues baloiçar. Aparentemente tu também gostas da cadeira, porque já percebeste que quando te mexes embalas. Durante o jantar ficaste entre mim e o Papá, que te foi ajudando a adormecer com pequenos toques na cadeira.
Não adormeceste profundamente, mas talvez porque nós, os crescidos, tínhamos muita conversa para por em dia, e fomos fazendo barulho.
No fim do jantar, os Papás foram lá a baixo e eu e a Avó ficamos embevecidas a ver-te dormir profundamente. Olhávamos para ti e comentávamos baixinho como tinhas crescido. Estás comprido e notasse bem.
Passado um bocadinho foste embora, estava quase na hora de mamares e os Papás decidiram que era melhor fazer e casa com calma e perto da tua caminha. Foi uma noite que me encheu o coração, confesso que depois de um mês sem te conseguir ver durante a semana já tinha muitas saudades.
Na quarta-feira, a Tia-avó fez anos e pude estar contigo e com a Princesa. Foi fantástico, vocês estão cada dia mais giros e realmente trazem uma nova vida à família.
A Princesa ainda não percebe bem porque é que nós te pegamos ao colo, mas desde que alguém também lhe de tenção, está tudo bem. Quando chegaste, brinquei um bocadinho com os teus pés na cara dela e ambos acharam piada. Qualquer um de vocês os dois tem alguma coisa de especial. Tu pareces um anjinho ou como diz o povo um “bebé Nestlé”, calmo e ainda muito distante da confusão. A Princesa por seu lado, quer descobrir o mundo todo no mesmo dia! Estão os dois cada vez mais bonitos e todos temos que nos controlar para não vos enchermos de beijos e abraços (que é mesmo o que apetece).
Fizeram troca de experiências. Tu estiveste deitado no parque da prima e ela experimentou com alegria a tua fantástica cadeira. Ambos estiveram divertidos e bem-dispostos e garanto-te que em tão poucos metros quadrados havia muita gente babada a olhar para os Príncipes.
Foi uma noite de muita alegria e brincadeira, onde não faltaram canções infantis e o Avô a ajudar a cantar os Parabéns à sua mana.
Quanto a ti, meu amor, adormeceste ao colinho da Tia-avó e cantaste os parabéns dormindo profundamente ao seu colo, deixando claro a todos que era tão um mimo tão bom que nem a festa te perturbava.
Eu sou Tia, tua Tia e pude partilhar com a minha Prima, também ela Tia, a alegria de estarmos com os nossos sobrinhos ao colo e a encher a casa de amor.
A semana não acaba sem a tua Prima fazer 1 ano na sexta-feira e tu 2 meses hoje.
Eu fui tão privilegiada que apesar de não puder ir à festa da Princesa pude entregar-lhe a prenda, dar-lhe um beijinho e ainda tive direito a um bocadinho do delicioso bolo de aniversário. Um bocadinho a correr porque os Papás precisavam de ir fazer as malas para irem todos de férias
Quanto a hoje, numa leve passagem por casa da Avô pude dar-te um enorme beijo antes de partires também de férias com os teus Papás!

2008-07-20

Uma vida Social agitada...

A tua Tia-Avó diz com alguma razão que tanto tu como a Princesa, são tão pequeninos e já têm uma vida social bastante agitada….
Pois é ambos não estiveram cá no Fim-de-semana porque foram a casamentos. Imagino que tenham feito um sucesso na cerimónia, pois qualquer um de vocês se porta muito bem!
A Princesa é parecida comigo, gosta de cantar na missa a acompanhar o padre, coisa que punha a tua Bisavó muito zangada comigo. Tu, por enquanto ainda não cantas mas… cuidado Papás… o tempo o dirá.

Acredito que qualquer um de vós está bem e contente, com os mimos que recebem nestes dias.
Eu recebi dois, um de cada um: A Princesa mandou-me um convite para o seu primeiro aniversário, com uma foto fantástica. E é já no próximo sábado. Os teus Papás mandaram-me um postal com uma foto muito especial tua e um link para o álbum do teu baptizado!

Mas esta semana as festas vão continuar pois temos a Tia-Avó a fazer anos na quarta-feira, a Princesa no sábado e tua fazes dois meses no domingo!

Espero que todos estes momentos permitam que eu te veja e mate as saudades….

Foste Baptizado!

Meu Amor, devo-te um enorme e verdadeiro pedido de desculpas, pois foste baptizado no Domingo passado e eu nada escrevi sobre o assunto. Que Tia descuidada. Desculpa.
E como mais vale tarde que nunca, aqui vão umas palavrinhas sobre o teu baptizado…
Cheguei com a Avó à Igreja, muito cedo, ainda deu para ir beber um desejado café. Passado pouco tempo chegou a nossa Princesa e rapidamente estava a brincar com ela ao colo. Agora já tenta andar e consegue mesmo dar alguns passitos agarrada.
Uns minutos mais tarde, chegaste tu, com os Papás e os teus Padrinhos. Os Avós Maternos também vieram ao mesmo tempo. Estavas a dormir e assim continuaste, em que as pessoas à tua volta te interrompessem o sono. Tinhas vestido um fato de baptizado de uma das tuas Tias.
Os Papás tinham muitos amigos à tua espera e um coro fantástico a acompanhar o baptizado.
Apesar de todas as fotos, beijos e movimentos, tu mantiveste-te a dormir. A Mamã e o Papá a dada altura foram fazer uma leitura, bem como os teus Padrinhos.
Aguentaste toda a cerimónia calma e tranquila.
O momento mais temido era na Pia baptismal, em que te iriam deitar água na cabeça, mas tu até aí foste um herói. Abriste um olho e semi-abriste o outro, e voltaste ao teu sono sossegado.
Apesar de eu saber que o momento mais importante desta cerimónia foi o teu baptismo, não posso deixar de te contar o que mais me impressionou e arrepiou, pela beleza. Os teus Papás oram juntos contigo ao colo agradecer à Nossa Senhora. Depois a tua Mamã, cantou, contigo ao colo e o teu Papá ao lado, em espanhol, uma canção de protecção para ti. Eu confesso que fiquei emocionada por ter uma cunhada ( sim a tua Mamã é minha cunhada)a cantar tão bem e pela imagem da família unida. A canção é tão bonita que vou transcrever:

Como Busca El Tierno Infante

Como busca el tierno infante,
aflijido y pesaroso,
el descanso y el repouso
en el seño maternal,
asi, jo, desde que brilla
la luz blanca de l’aurora,
vengo buscar, o Señora,
tu proteccion celestial.

Depois da cerimónia, fomos para a Quita dos teus Avós para um lanche. Estava tudo muito bonito, com mesas à volta da piscina, com flores campestres no meio.
Tu foste fazer as fotos da praxe. A Mamã colocou um lindo cadeirão de verga junto à relva e sentou-se contigo, o Papá estava de pé ao lado. Todos nós fomos tirar uma foto convosco. Eu tive muita sorte, tirei só com os três, com a Avó , com a família do lado da avó, com os Avós dos dois lados, com a família do lado do Avô. Para além destas ainda tive direito a uma contigo ao colo!
Não te via à quinze dias e confesso que as saudades apertavam mais do que o meu cansaço, e ver-te encheu-me de energia para passar o resto da tarde contigo e com as teus amigos pequenos. A Princesa esteve sempre bem-disposta e portou-se muito bem. Estive com ela e com mais duas meninas da mesma idade a brincar na sala dos Avós, enquanto tu variaste do colo da tua Madrinha, para o da Prima e mais tarde novamente o meu.
Apesar de pequeno, acho que estás mais comprido e mais gordinho. Estás a crescer…é tão giro!
Aguentaste a festa como um crescido, nem para mamar choraste, mas se eu fiquei cansadita de uma tarde tão cheia de bons mementos, imagino como é que tu estavas….
No fim e antes de virmos embora a Avó esteve contigo ao colo, e tu dormias em paz.

2008-07-10

Pequenas novidades!!!!

Ontem a Avó esteve contigo, que sorte!
Trouxe novidades tuas, estás mais comprido, e muito curioso. Também me contou que te aninhas -te ao colo da Avó e fizeste uma bela soneca. Mas o melhor de tudo estava para vir.... Fotos tuas para provar que tinhas realmente crescido. Pois é meu amor agora estás sempre em mudança e cada vez que te vimos sentimos diferença. É um maravilhoso caminho que temos o privilégio de acompanhar!
Eu não te vi mas fiquei contente em saber que estavas bem e os teus Papás também!
Domingo está quase a chegar!!!!!

2008-07-06

A Vida é assim!

Umas vezes tudo parece simples e fácil e outras bem mais difícil. Foi o que nos aconteceu este fim-de-semana, a Tia está a estudar à noite e quando sai tu já dormes(espero). Estive os dois dias a preparar o trabalho para entregar esta semana. Tu já tens muitas actividades sociais diversas e foste ao Porto conhecer o resto dos teus Tios Avós, do lado da Mamã. Imagino que esta semana tenhas andado a ajudar a Mamã e o Papá (portando-te bem) a organizar o teu baptizado. Eu e a Avó, um bocadinho a correr, mas também já conseguimos tratar do que precisávamos para esse dia tão especial. Os teus pais são muito crentes e como tal o baptismo é um momento muito importante para eles. Tu és o primeiro filho, por isso acredito que, tal como todos nós, agradeçam a Deus o bebé que tu és. Sabes, cada um nesta família, à sua maneira, acredita em Deus.
Mas o baptizado é só para a semana e eu, para variar estou cheia de saudades tuas!!!!
Ainda por cima esta semana não consegui quase ter novidades tuas.....
Esta vida agitada e preenchida dos adultos, às vezes é muito má!
Gosto muito de ti Bebé!