2010-02-28

Temporal na rua, sol em casa

Hoje, apesar da chuva e do mau tempo o sol brilhou cá em casa com a visita dos meus sobrinhos.
Pois é meus queridos, depois da missa de domingo, vieram visitar a Avó e a Tia, com os Papás.
Tu, meu príncipe mais novo, vinhas meio a dormir e foi na companhia da Tia, com umas festinhas e muitos miminhos. É engraçado ver como lutas contra o sono. Parece que não queres perder nada do que se passa à tua volta.
Esta semana, o Avô ofereceu-te uma cama nova e passaste a dormir no quarto com o teu mano. Segundo os Papás, correu muito bem esta tua mudança para outra cama. Já estavas um bocadinho grande para dormir na alcofa.
Quanto a ti, sobrinho crescido, acordaste com o teu irmão no quarto, chamaste a Mamã e apontaste para a outra cama. Também gostaste de passar a ter companhia!
Aqui em casa a festa foi grande, vinhas muito bem-disposto e deu para brincarmos muito depois de acordares da sesta. Até fizemos uma surpresa para alguém….segredo….
Cada semana que passa tens mais uma novidade, a desta semana, foram as palavras novas que já tentas dizer e o informares que tens a fralda suja. A destreza das mãos já te leva a conseguires fazer os puzzles sozinho.
Estão tão crescidos, os meus sobrinhos!!!!
A alegria dos dois encheu a casa de boa disposição e alegria!

2010-02-22

Um quadro, uma História


Um sorriso do bebé e a companhia durante um domingo chuvoso do meu sobrinho mais velho, fazem a alegria de qualquer Tia!
Pois é meu querido, os Papás vieram cá trazer-te antes do almoço e passamos a tarde toda, juntos.
Assim que chegaste, resolveste explorar a casa. O último espaço foi o meu quarto, onde descobrimos uma tela grande e uns lápis de cera grossos. Foi uma incrível ver como pegavas bem no lápis, escolhias as cores e ias dizendo quem ou o que estavas a desenhar. A tela esteve deitada no chão, em pé encostada à cómoda e outras vezes a mim. Deixaste-me surpresa com o à vontade que tinhas com os materiais e a vontade de mudar muito de cores.
No quadro desenhas-te o Pai, a Mãe, o Avô, a Avó, a Tia, a Princesa, o mano, o leão, o comboio, os balões.
Chegou a hora do almoço e parámos a pintura.
Almoçaste muito bem e quase sempre sozinho e depois foste dormir a sesta.
Dormiste uma sesta de quase duas horas e acordaste muito bem-disposto.
Brincamos com puzzles, bolas e o jogo de encaixes, onde já sabes o lugar de cada peça.
Inesperadamente, levaste a Avó ao meu quarto e mostraste o quadro. Depois deste a mão à Avó e começaste a sair do meu quarto e a chamar por mim. Assim que apareci ao pé de ti, largaste a mão da Avó e pegaste na minha para me levar até ao quadro. Pediste para sentar no chão e voltaste a pintar. Mais uma vez a tela e os lápis eram objectos com os quais estavas muito confortável. Deitaste-te em cima da tela para poderes chegar aos cantos. Com a tela deitada no chão, desenhaste de pé, de joelhos, sentado e deitado.
Foi um momento muito especial para mim, porque ainda não tinha feito esta experiência de te deixar pintar livremente. Percebi que gostas das cores todas e de pintar. É uma actividade que te deixa calmo e te diverte.

Ao fim do dia os Papás e o mano chegaram, tomaste banho, jantaste, brincámos mais um bocadinho e foste dormir enquanto jantamos.
Tu, meu sobrinho mais novo, conquistas a tua Tia com o sorriso. Estavas muito constipado e cheio de pieira, mas já a melhorar. Apesar de este mau estar, sempre que estive ao pé de ti, ou contigo ao colo, sorrias à medida que falava contigo. Estás muito maroto, gostas que conversem contigo e vais usando as expressões da cara para mostrar que estás a ouvir.
Cresceste tanto que já tens mais de um terço do tamanho da Tia! Comes bem e dormes muito bem.
Foi um domingo muito bem passado com o miminho dos meus sobrinhos!

2010-02-21

Um quadro muito especial



O Sobrinho mais velho deu uma preciosa ajuda a actualizar o Blogue...
É a sua primeira tela, está fantástica! Tem a Mamã, o Papá, o Mano, o Avô, a Avó, a Tia, vários animais e alguns comboios!!! É um mundo de magia...

2010-02-14

Meus queridos sobrinhos, hoje comemora-se o Dia de São Valentim e como não podia deixar de ser a Tia foi à procura de uma história sobre este santo.
São Valentim foi um bispo romano, que, apesar de o império Romano ter proibido os casamentos, este continuou a celebrar. O Objectivo do Imperador Cláudio II era formar um poderoso exército e acreditava que seria mais fácil se os jovens não tivessem família.
O Bispo celebrava os casamentos em segredo, até um dia ter sido descoberto e mandado prender.
Enquanto estava na prisão os jovens atiravam flores e bilhetes para lhe dizer que ainda acreditavam no amor. Entre os jovens estava uma rapariga cega, Asterias. Era filha do carcereiro e conseguiu permissão para ir visitar o Bispo Romano. Passou a ir com frequência visitar o Bispo, levando-lhe comida e boas palavras. O Bispo sensibilizado com a história da rapariga foi pedindo a Deus que a ajudasse, até que certa vez, a luz iluminou a cela e Asterias começou a chorar. Nesse dia começou a ver!
O Imperador ao saber que o Bispo continuava a acreditar no cristianismo, condenou-o à morte e segundo algumas teorias partiu no dia 14 de Fevereiro de 269 D.C.

Neste dia em que na verdade se comemora o Amor, aproveito para vos falar de um muito especial….
Há quase dois anos descobri um novo espaço no meu coração, um lugar grande, cheio de magia e cor. Neste lugar aprendi a entregar-me e a viver com um sorriso permanente.
Nem à três meses atrás enchi esse espaço de mais alegria e ternura.
Este Amor que cresce a cada nascimento, que nos faz perceber que há sempre lugar para mais um e que nos faz levantar de manhã com vontade de vencer o dia, é de facto algo muito especial.
Este espaço que vos falo, é aquele cantinho quente e aconchegante que criamos os três no meu coração.
Sorrio ao lembrar-me do último abraço, dos braços abertos a explicar o quanto tu gostas de mim, cada vez mais crescido e comunicativo; ou do teu sorriso sempre presente quando falo contigo, meu pequenino.
Hoje comemora-se o Amor e eu aproveito para comemorar este maravilhoso sentimento que é amar-vos!

Na quarta-feira, foi dia de fisioterapia para mim e para a Avó. Apesar de ter chegado atrasada tive uma grande surpresa ao ver o meu príncipe mais velho a fazer companhia à Avó. Assim que cheguei fui presenteada com um enorme sorriso, um abraço e pergunta da praxe: o Avô? Expliquei que o Avô não estava e apenas meio convencido começamos a brincar com o espelho grande. Apesar de distraído com a brincadeira, olhaste para a Avó e não gostaste nada de ver o senhor a mexer-lhe no braço. Avisaste-me várias vezes que a Avó estava magoada.
Depois foi a vez da Tia, e continuaste a não achar piada.
Passado o tratamento fomos para casa e assim que a Mamã abriu a porta foste a correr cumprimentar o mano.
Entre banho, fraldas e muita brincadeira chegou a hora de jantar onde comeste com a ia sentado na mesa da cozinha a ouvir uma história. Passado um bocadinho fomos para a sala brincar com os livros e os jogos. Depois estava na hora da caminha.
O boneco mais pequeno acompanhou de perto todos estes momentos sempre com um sorriso, mesmo quando fomos mudar a fralda e a Tia deu muitos beijinhos na barriga.
Descobri que se estivermos a conversar contigo, tiras o franzido da testa e sorris muito.
Com dois sobrinhos assim carinhosos o que é que uma Tia pode querer mais?!

2010-02-07

O Jantar em casa do Avô

Meus queridos, não há nada melhor para acabar uma semana de trabalho de seis dias que um momento convosco.
Foi assim que acabou a minha “enorme” semana. Saí do trabalho e fui direitinha a casa do Avô onde estavam todos à minha espera para jantar.
Fui recebida com uma enorme festa e um grande abraço teu (sobrinho mais velho) e um grande sorriso teu (do bebé).
Tinha levado um mimo para cada um. O livro sobre as cores fez a delícia dos grandes e tua. Serviu para brincar, cantar e até fazer alguma mímica. Gostas muito de livros e especialmente quando as imagens já são tuas conhecidas.
Ainda brincamos um bocadinho antes do jantar. Depois fomos todos para a mesa, tu meu príncipe bebé ainda no carrinho e tu meu amor mais crescido, já sentado à mesa entre a Tia e o Avô.
Como o apetite em ti é algo permanente, e apesar de teres jantado, resolveste provar novamente o nosso jantar. Dividi o meu prato contigo e curiosamente comeste tudo e ainda quiseste repetir. Quando te perguntamos se não tinhas jantado, respondeste “não”. – Ainda bem que só eu é que não te tinha feito companhia ao jantar…. Se não até podíamos acreditar!
O sono estava a chegar e a tua paciência para estar quieto começa a ficar mais pequenina. O Avô deixou-te levantar da mesa e andaste a explorar a sala. Caixas, caixinhas, bonecos, velas, tudo serviu para tu te entreteres.
Numa dessas descobertas, encontraste uma caixa redonda de metal com tampa e decidiste que era um tambor. Porque não, a forma era a mesma e fazia barulho!
A noite passou-se entre brincadeiras com o Avô, com a mulher do Avô e com a Tia.
Todos também fomos partilhando o miminho que tu meu boneco mais novo nos deste.
Foi realmente um serão Fantástico!!!!