2009-09-13

Alegria e tristeza - educar às vezes custa

A semana passada os Papás fizeram 2 anos de casados e para os deixarmos comemorar, vieste jantar com a Avó e a Tia.
Chegaste ao fim da tarde pronto para um bom banho e um belo jantar.
Brincamos um bocadinho e a Avó deu-te banho enquanto eu preparei a toalha e a fralda. Depois ficamos os dois a brincar na banheira.
Já não era muito cedo e a tua hora de jantar já tinha passado há algum tempo. Apesar da brincadeira na banheira estar divertida, decidiste levantar-te e pedir para sair.
Não achaste muita graça ao tempo que demora a secar o corpo, colocar a fralda e vestir o pijama.
A vontade que tinhas de jantar era tão grande que assim que te deixei ir para o chão, correste até á cozinha.
Agora com a escola os teus horários são muito certinhos e lanchas muito cedo, por volta das três e meia.
Fui atrás de ti para a cozinha e começaste a apontar para a comida, querias alguma coisa. Dei-te um cantinho de pão que comeste num instante. Voltaste a pedir e eu dei-te mais um bocadinho. Mas como não tinhas ficado satisfeito e a Avó ainda estava a fazer o jantar, achei melhor dar-te fruta. Comemos juntos uma taça pequena de uvas e conseguimos fazer tempo para o jantar ficar pronto.
Este jantar foi especial, não pela ementa, mas porque pela primeira vez na nossa casa comeste alguns bocadinhos sozinho!
Percebi que tens uma boa coordenação para levar o garfo do prato à boca, mas que temos que começar a aprender a pôr a comida no garfo.
Na altura da fruta aproveitamos para jantar também. Sentamos-te ao pé de nós com a taça da maçã (que percebi que gostas mais com casca) e começamos a jantar.
Aqui a nossa história do dia ficou um bocadinho triste. Resolveste pegar nos bocadinhos de maçã e mandar para o chão. Zanguei-me duas vezes, á terceira levantei-me e disse-te para apanhares a maçã do chão. Começaste a chorar, expliquei-te que não valia a pena fazer fita e que não saímos dali sem apanhar o bocadinho do chão. Ainda teimaste um bocadinho, mas deste-me a maçã apanhada do chão e colocamos no lixo!
Apesar de ter ficado triste por me ter zangado contigo, o meu coração ficou a brilhar com a tua resposta educada!
Não é fácil educar, porque implica muitas vezes termos que dizer não e contrariar o que vocês querem fazer, mas é importante para a vossa vida futura, acredita.
Passada a zanga coloquei-te ao meu colo ( até porque o João Pestana já estava a chegar) e resolveste partilhar comigo o meu jantar.
Dei-te tomate, bife e arroz, bem para dizer a verdade comeste quase metade do meu jantar.
Quando a Avó acabou, foste para o miminho do colo e rapidamente adormeceste. Desta vez foi a Avó que ficou feliz, os Papás queixaram-se que tem sido muito difícil pôr-te a dormir e assim que te deitaste adormeceste!

Sem comentários: