2009-09-24

Descobri uma música para o Papá te cantar!




A casa
Toquinho
Composição: Vinícios de Moraes

Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque pinico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero

2009-09-13

Alegria e tristeza - educar às vezes custa

A semana passada os Papás fizeram 2 anos de casados e para os deixarmos comemorar, vieste jantar com a Avó e a Tia.
Chegaste ao fim da tarde pronto para um bom banho e um belo jantar.
Brincamos um bocadinho e a Avó deu-te banho enquanto eu preparei a toalha e a fralda. Depois ficamos os dois a brincar na banheira.
Já não era muito cedo e a tua hora de jantar já tinha passado há algum tempo. Apesar da brincadeira na banheira estar divertida, decidiste levantar-te e pedir para sair.
Não achaste muita graça ao tempo que demora a secar o corpo, colocar a fralda e vestir o pijama.
A vontade que tinhas de jantar era tão grande que assim que te deixei ir para o chão, correste até á cozinha.
Agora com a escola os teus horários são muito certinhos e lanchas muito cedo, por volta das três e meia.
Fui atrás de ti para a cozinha e começaste a apontar para a comida, querias alguma coisa. Dei-te um cantinho de pão que comeste num instante. Voltaste a pedir e eu dei-te mais um bocadinho. Mas como não tinhas ficado satisfeito e a Avó ainda estava a fazer o jantar, achei melhor dar-te fruta. Comemos juntos uma taça pequena de uvas e conseguimos fazer tempo para o jantar ficar pronto.
Este jantar foi especial, não pela ementa, mas porque pela primeira vez na nossa casa comeste alguns bocadinhos sozinho!
Percebi que tens uma boa coordenação para levar o garfo do prato à boca, mas que temos que começar a aprender a pôr a comida no garfo.
Na altura da fruta aproveitamos para jantar também. Sentamos-te ao pé de nós com a taça da maçã (que percebi que gostas mais com casca) e começamos a jantar.
Aqui a nossa história do dia ficou um bocadinho triste. Resolveste pegar nos bocadinhos de maçã e mandar para o chão. Zanguei-me duas vezes, á terceira levantei-me e disse-te para apanhares a maçã do chão. Começaste a chorar, expliquei-te que não valia a pena fazer fita e que não saímos dali sem apanhar o bocadinho do chão. Ainda teimaste um bocadinho, mas deste-me a maçã apanhada do chão e colocamos no lixo!
Apesar de ter ficado triste por me ter zangado contigo, o meu coração ficou a brilhar com a tua resposta educada!
Não é fácil educar, porque implica muitas vezes termos que dizer não e contrariar o que vocês querem fazer, mas é importante para a vossa vida futura, acredita.
Passada a zanga coloquei-te ao meu colo ( até porque o João Pestana já estava a chegar) e resolveste partilhar comigo o meu jantar.
Dei-te tomate, bife e arroz, bem para dizer a verdade comeste quase metade do meu jantar.
Quando a Avó acabou, foste para o miminho do colo e rapidamente adormeceste. Desta vez foi a Avó que ficou feliz, os Papás queixaram-se que tem sido muito difícil pôr-te a dormir e assim que te deitaste adormeceste!

2009-09-07

O regresso a Lisboa

Na Quarta-feira vieste com os Papás jantar lá a casa.
Estás grande e cada vez andas melhor.
Quando chegaste fizeste uma grande festa à Avó e correste a sala toda. Parecia que estavas a fazer o reconhecimento do espaço.
Jantaste ao mesmo tempo que nós com a ajuda e mimo da Avó.
Agora já comes tudo (ou quase tudo) o que torna os jantares mais fáceis. Era arroz de pato com salada. Alface não é um alimento muito fácil para ti, mas vamos tentando dar-te pode ser que um dia comeces a gostar.
Como dizia ontem uma Avó a um neto num café onde estive, o paladar também se educa!
Depois do jantar descobriste a tua fotografia de bebé. Gostas de lhe pegar e vir mostrar à família que és tu que estás ali. Depois vais, muito arrumadinho, por no sítio.
Estivemos a cantar, a jogar à bola e ajudaste a Tia a arrumar a cozinha (foste trazendo os tupperwares e as respectivas tampas), foi uma boa ajuda!
Mostraste-me onde estava o bebé, com um grande abraço na barriga da Mamã. É muito engraçado ver como és carinhoso.
O teu mano ou mana está a crescer cada vez mais e tal como aconteceu contigo é fascinante ver a barriga da Mamã a crescer de dia para dia. Ainda não consegui sentir o bebé, mas quando cumprimento-a todos os dias. Fazia o mesmo quando eras tu que estavas na barriga. Este momento em que apesar de os bebés já existirem nós ainda não os conhecemos é muito engraçado.
Não tarda, é já em Novembro vamos poder juntos cantar para o novo bebé!
Os Papás mostraram as fotos das férias, estão muito engraçadas, e contaram que vais recomeçar a escola e agora entrar mais na rotina.
Vai ser uma aventura descobrir a escola todos os dias.
O sono chegou e os Papás levaram-te para casa.
Esta semana os Papás fazem 2 anos de casados, é já no dia 8 e provavelmente vais ficar a jantar comigo e com a Avó, para deixarmos os Papás comemorarem sozinhos.