2009-04-26

As novidades!

Meu Amor, primeiro devo pedir-te desculpa por não ter actualizado o teu blogue a semana passada, mas fui ao Algarve com a Avó.
No fim-de-semana passado foste ao Porto ver a Bisavó. É a única que tens e deves mimá-la.
Segundo os Papás, portaste-te muito bem e gostaste muito de rever os Tios-avôs do Porto.
Passaram assim duas semanas sem te contar como tens evoluído. Cada dia que passa há uma novidade, é fascinante ver as pequenas evoluções que vão acontecendo no teu crescimento. Eu sei que é igual em todas as crianças e até normal, mas tu não és para mim uma criança qualquer. És o meu sobrinho, o meu primeiro sobrinho, o meu príncipe.
Num curto espaço de tempo deixas-te de comer a sopa passada, para sopa com pedacinhos de comida inteira. Depois a fruta mais mole, como a banana ou a ameixa também passaram a estar no teu prato cortadas em bocadinhos, para poderes mastigar. Hoje comes-te ervilhas com massa e atum, cortado pequeno. Pareces um menino crescido a mastigar, e quando nós esperávamos que tu desistisses da refeição pelo trabalho que mastigar dá, surpresa, não deixaste nada (ou quase nada – era um prato grande).
Por isso comer e mastigar são duas coisas que tu gostas!
Na evolução dos movimentos, temos muitas novidades: quando te apetece já gatinhas, já seguras muito bem os objectos e começas a ter algum controle sobre os movimentos. A brincadeira mais divertida é fazer o gesto de “não há”- com as mãos ao nível da cintura viradas para cima e o de “Ai a minha vida” – mãos na cabeça. Dizes adeus muito bem e já esticas os braços para mudar de colo.
A linguagem ou os sons passaram a ser em mais frequentes, chegando a haver momentos em que parece que estás a conversar com os teus brinquedos. Mamã é um som que já se percebe bem e “nã há” também.
Reconheces as pessoas e olhas para cada um quando te perguntamos onde está.
A parte menos simpática desta fase é que estás a tentar perceber com quem é que podes fazer o quê e ficas muito zangado quando és contrariado.
Esta semana estive contigo na segunda-feira, sexta-feira e hoje, e claro o meu coração está revigorado.
Na segunda-feira, fui ter a casa dos Papás e cheguei mesmo a tempo de te dar o jantar. Portaste-te muito bem, comeste devagar, como eu gosto e sem birras. Estivemos os dois a conversar durante o teu jantar e quando terminas-te fomos espreitar o que se estava a passar na cozinha. Só te segurei por baixo dos braços e tu foste pelo teu pé. Ainda houve tempo para brincarmos no tapete e me deixares mudar uma fralda tranquilamente. Depois fizeste companhia ao nosso jantar sentado na mini-piscina que a Avó te deu. No fim despediste-te de nós com um enorme gesto de adeus.
Na sexta-feira, cheguei mais cedo, estavas com o Avô. Estivemos a ver as tuas brincadeiras mais recentes e entretanto a Mamã chegou. Pediu ajuda à Tia e ao Avô para te dar banho e o jantar. Assim foi o Avô despiu-te e eu dei-te o banho, pela primeira vez de chuveiro. Depois com a ajuda do Avô tirei-te da banheira e foste para o quarto. A mamã ajudou a vestir e penteou-te muito bem. Ficaste muito cheiroso e bonito. Descemos e o jantar já estava à espera. Sentado na cadeirinha e em grande conversa com o Avô o jantar foi tranquilo. Depois foste para o tapete e nós fomos para casa.
Hoje, para mim foi uma surpresa, a Avó ligou-me a dizer que estava em casa dos Papás e a perguntar se eu queria ir lá ter. Quando cheguei estavas a almoçar as ervilhas com atum e massa e bocadinhos muito maiores do que o habitual, mas sem qualquer dificuldade. Quando achamos que não querias mais e estavas cansado chegaste-te à frente a olhar para o prato e acabaste tudo. Nós fomos almoçar ao restaurante e tiveste sorte porque tinha uma cadeirinha de bebé alta, em madeira que te permitia ficar à altura da mesa. Claro que não dispensaste um bocadinho de pão para nos fazeres companhia, mas estiveste bem-disposto, a dizer adeus a todas as pessoas que se metiam contigo e a conquistar com o teu sorriso. Foi um bocadinho muito bem passado!

Sem comentários: